terça-feira, 10 de maio de 2011

Arterapia - Compromisso com a vida


O vínculo da arteterapia no tratamento terapêutico, contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas com sofrimento psíquico e mental, sendo assim, a arteterapia na busca de um cuidado mais flexível na vida das pessoas.
A arteterapia, como processo de estímulo à criatividade, permite que o indivíduo expresse suas emoções através da arte, surgindo então, as Oficinas Terapêuticas que empregam práticas artísticas com o objetivo de organizar a vida psíquica do indíviduo.
Este espaço proporciona o lúdico utilizando como ferramentas as seguintes expressões artísticas: música, artes plásticas, teatro, dança, etc.
Ao proporcionar uns destes veículos lúdicos ao cliente, ele começa a buscar um dialógo com a produção e, assim uma comunicação com o inconsciente, onde oferece oportunidades de exploração dos problemas e oferece potencialidades pessoias por meio da expressão verbal e não-verbal.
Isto implica que os processos criativos na produção plástica retratam muitas vezes os conflitos internos, até então, desconhecidos, permitindo assim não só a liberdade de expressão, mas também ampliando o conhecimento dos indivíduos sobre o seu mundo e proporcionando seu desenvolvimento emocional, bem como social.
Deste modo, comunicando com a produção há uma comunicação entre inconsciente e consciente e, esse processo possibilita a compreensão, expansão e integração da estrutura psíquica.
Portanto, a arteterapia é uma terapia que utiliza a arte como instrumento de expressão que envolve experimentação, conhecimento das formas e materiais, sendo um processo que propõe forma prazerosa, estimula o indivíduo a conectar com áreas obscuras, resgantando assim energias psíquicas.
Desta forma, fortalecendo a comunicação entre inconsciente e consciente, leva o indivíduo a compreensão, transformação, estruturação e expansão de toda a personalidade.

Trabalho Psicoterapêutico na Arteterapia



Na consulta psicoterapêutico, maior parte do tempo ouve-se o cliente falar. Entretanto, na arteterapia o paciente pode experimentar práticas artísticas com o objetivo de organziar a vida psíquica quanto aos seus sentimentos, pensamentos e seus atos, privilegiando o fazer artístico em qualquer um de seus componentes: criatividade, atividade ocupacional, manuseios dos materiais, expressão emocional, senso estético e etc.
Então, é possível perceber as reações do cliente perante os materiais oferecidos e observar enquanto ele concentra e manifesta diante de uma nova experiência.
O trabalho do arteterapeuta exige uma grande capacidade de concentração cada vez que o processo de contrução é feito de um modo singular, porém com diversos significados simbólicos.
O papel do arteterapeuta é acompanhar o processo do cliente e ajudá-lo a superar os obstáculos encontrados, considerando-os, ao mesmo tempo, de um ponto de vista subjetivo e objetivo.
Enfim, a tarefa do arteterapeuta é construir, presevar e ampliar possibilidades e oportunidades criativas para que a arte passe exercer seus efeitos curadores e saudáveis.

Bibliografia


PAIN, S.; JARREAU, G.I. Teoria e técnica da arte-terapia. A compreensão do
sujeito. 2º reimpressão. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

VALLADORES, A.C.A. (Org.) Arteterapia no novo pardigma de atenção em saúde
mental. São Paulo: Vetor, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário